terça-feira, 22 de maio de 2012

Reeducação Alimentar: o melhor remédio para sua saúde!





O objetivo da reeducação alimentar é fornecer uma dieta adequada, conforme as necessidades de cada pessoa. Para tanto, é necessário consultar uma Nutricionista para que seja feita a orientação correta e personalizada.
 Também, fatores emocionais são importantes nesse processo, pois influenciam na aceitação do corpo e na boa relação com a alimentação.
A reeducação alimentar tem como proposta modificar os hábitos alimentares e incluir atividade física no dia a dia,  propiciando assim,  uma maior qualidade de vida.

Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares  são mais comuns  nas sociedades industrializadas e desenvolvidas; as maiores vítimas são os adolescentes e adultos jovens.
Trazem como sintomas, o medo excessivo de ganhar peso, a visão distorcida da imagem corporal e as dietas rígidas. 
Os transtornos alimentares mais comuns são: anorexia nervosa, bulimia nervosa e  obesidade.

*Anorexia

É a ausência de apetite. Consiste em grande perda de peso e no temor à obesidade.  A pessoa acometida pela doença insiste em manter-se magra, com peso abaixo da normalidade para sua estrutura física, pois o cérebro bloqueia a imagem real e a pessoa passa a se ver gorda.

Sintomas mais frequentes:
 pouca ingestão de alimentos ou  dietas severas;
autoimagem  distorcida;
medo de ganhar peso;
sensação  de estar sempre gorda;
perda de peso em um período curto;
sentimento de culpa por ter comido;
hiperatividade e exercícios físicos em excesso;
sensibilidade ao frio;
alteração de humor, insônia, tristeza e irritabilidade.

*Bulimia:

 Consiste em se alimentar em excesso, em determinado período do dia, em um pequeno espaço de tempo.  Logo após, surge uma sensação de culpa e, com a intenção de não absorver as calorias ingeridas, a pessoa acaba por provocar vômito, ou se utiliza do uso de laxantes,  diuréticos ou ainda permanece  em jejum .

Sintomas mais frequentes:
comer compulsivamente;
uso de fármacos;
laxantes;
diuréticos;
indução de vômitos;
erosão do esmalte dentário;
mudança no estado emocional;
tristeza;
culpa e ódio em relação a si mesma.

*Obesidade

É caracterizada pelo acúmulo de gordura no corpo,  associada a problemas de saúde.  O corpo é o resultado de diferentes características genéticas e dos hábitos alimentares. Sendo assim, filhos de pais obesos têm alto risco de serem obesos. Outros aspectos que podem levar ao aumento de peso são os fatores clínicos e endócrinos, incluindo distúrbios hormonais.

Doenças mais comuns
Hipertensão arterial,  doenças cardiovasculares,  doenças cérebro-vasculares,  Diabetes tipo II, câncer,  osteoartrite, entre outras.
Di stúrbios mais comuns:

Distúrbios lipídicos, hipercolesterolemia (aumento do colesterol),  diminuição no HDL (colesterol bom),  aumento da insulina (hormônio responsável pela diminuição da glicose no sangue),  intolerância à glicose (pré-diabetes ),  distúrbios menstruais,  infertilidade,  apnéia do sono e outras.

Fonte: ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da  Obesidade e Revista “De bem com a Vida” – Publicação Roche Diagnóstica Brasil Ltda.

sábado, 12 de maio de 2012

Dia das Mães

A Usina do Sabor deseja a todas as Mães muito amor em suas vidas!
 
É assim o amor que temos por nossos filhos!